Exame de Urina

Home
/
Exames
/
Exame de Urina
/

Exame de Urina

O exame de urina é usado como método diagnóstico complementar. É um exame não invasivo de grande importância para avaliar a função renal e problemas no aparelho urinário. Trata-se de um exame indolor e de simples coleta.

Deve-se sempre ser coletado no frasco fornecido pelo laboratório para evitar interferências, e deve-se sempre seguir as orientações fornecidas sobre a coleta para garantir um bom resultado.

Quais são os tipos existentes de exame de urina?

Há várias formas de avaliações da urina e que podem ser obtidas também por diferentes formas de coleta, podendo ser através de uma amostra isolada de urina (forma mais comum) ou através de coleta de 24 horas (Urina de 24 horas).

Entre os exames realizados com a amostra isolada estão:

Parcial de Urina, também chamado de Exame de Urina tipo I, Exame Qualitativo de Urina (EQU) ou EAS. Neste exame são observadas as características físico-química da urina e avaliação do sedimento urinário no microscópio;
Cultura de urina ou Urocultura, geralmente está associada ao antibiograma, ajuda na identificação dos germes presentes na infecção urinária e na escolha do antibiótico adequado para tratá-la. O uso de antibióticos compromete a realização do exame, pois pode mascarar a detecção das bactérias, ocasionando um resultado falso-negativo. Por isso a coleta deve ser preferencialmente realizada antes do tratamento ou após alguns dias do fim do tratamento.
Dosagens de Creatinina Urinária, Ácido Úrico, Proteinúria, Microalbuminúria, entre outros.


Os exames realizados com a urina de 24 horas analisam a excreção de determinadas substâncias durante um dia completo, por conta disto é tão importante que o paciente não despreze nenhuma micção ao longo do dia e da noite em que estiver coletando a urina.

Com a coleta de urina de 24 horas é possível realizar dosagens de Creatinina, Ácido Úrico, Microalbuminúria, entre outros, assim como na amostra isolada, porém a interpretação do resultado final inclui o volume urinário nas 24 horas.

O exame de urina de 24 horas está sendo cada vez menos utilizado, seja por causa da complexidade de sua realização, seja porque outros exames mais simples já são capazes de fornecer dados que antes só podiam provir dele.

© 2022 Todos os direitos reservados.